INSTITUTO MUDA BRASIL

O Instituto Muda Brasil é uma organização sem fins lucrativos de caráter público. Instituída em 2006, com objetivo de desenvolver um trabalho de promoção humana e combate à pobreza, através de atividades sócio educacionais, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário.

Fortalecer a esperança e gerar oportunidades para que cada ser humano possa resgatar sua identidade, buscar seus sonhos e transformar sua realidade. 

 

Ser reconhecida como organização que desenvolve e dissemina projetos que contribuem para a valorização do indivíduo e para a transformação social.

VISÃO

MISSÃO

NOSSA HISTÓRIA

Em 2005, novas parcerias com o programa Clube Escola da Prefeitura de São Paulo e empresas locais trouxeram a ampliação do trabalho e em um velho galpão nas proximidades da favela, centenas de famílias da comunidade passaram a ser atendidas e, agora abrangendo outras formas de atuação, incluindo artes e entretenimentos e cativando aos poucos o coração e a confiança da comunidade local. Em 2006, o instituto foi então, oficialmente, constituído.

Vídeo de Dez/2007.

Em 2012, nosso estatuto foi alterado para a nova razão social: Instituto Muda Brasil! Começamos a expandir abrindo espaços em outros lugares: Interlagos – SP, Nioaque – MT e iniciamos a Consultoria das atividades, GESC. Inauguramos mais um núcleo no Distrito de Socorro, com implementação de mais projetos sociais de esporte e de capacitação profissional!   Em 2013 conseguimos o selo COMAS da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Vídeo de out/2015.

Em agosto de 2004, dois incêndios consecutivos atingiram a comunidade das águas Espraiadas afetando grande parte dos moradores. Foi quando voluntários da Igreja Presbiteriana e Aliança começaram um envolvimento com a comunidade local, abrigando 8 meninos em uma das igrejas e outros 30 em uma casa alugada.

O que à princípio eram pra ser 3 dias, tornaram-se 6 meses e a convivência daquele pequeno grupo trouxe a tona a necessidade não apenas do abrigo, mas de gerar transformação. Com o apoio do Clube Paulistano, que também abriu suas portas, encontramos no esporte a principal via de desenvolvimento e no futebol uma atividade atrativa para tirá-los das ruas e oferecer novas oportunidades de aprendizagem, relacionamentos, vivências, construindo um novo futuro a esta geração. Aqui nasceu o Projeto Geração Vida Nova. 

Em 2007, ganhamos o prêmio TOP SOCIAL. Em 2008, o selo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Em 2009, ganhamos o Selo de OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos. Estabelecemos, também, a Parceria com a SELJ-SP (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude - Esporte Social), em 2010, a parceria com a SEME (Secretaria Municipal de Educação - Voldeio e CDC) deu início a projetos em lei de incentivo e captação de recursos. Em 2011, nos aliamos a Projetos FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) e estruturamos a área financeira do Projeto.

Em 2016, iniciamos o programa Jovem Aprendiz Muda Brasil, responsável por incluir centenas de jovens no mercado de trabalho e novos projetos de preparação para o mercado de trabalho, começaram a nascer a partir daí, inclusive o polo FUSSESP inaugurado, oferecendo novas oportunidades de conhecimento vocacional, capacitação para o ingresso no mercado de trabalho, ética e muito mais! Foram até aqui, quase 15 anos de trabalho e grandes desafios e continuamos focados, crendo em uma mudança significativa e em um Brasil com oportunidades para todos!